sábado, 5 de outubro de 2013

Caracois de Canela (sem ovo)

Com os dias mais frios a se aproximarem começa a apetecer beber um chazinho ou um cafezinho bem quentes ao lanche. E, para os acompanhar nada melhor que uns caracóis de canela mornos e um pouco mais saudáveis do que o habitual.

Ingredientes:

Para a massa:

  • 1 chávena de Farinha de Trigo
  • 1 chávena de Farinha de Trigo Integral
  • 1 chávena de Leite (aquecido no microondas cerca de 1 min)
  • 2 colheres de chá de Fermento de Padeiro
  • 1 colher de sopa de Margarina a temperatura ambiente
  • 1/3 de chávena de Açúcar Mascavado + 1 colher de chá
  • 1/4 de colher de chá de Sal 
  • Água (caso seja necessário)

Para o Recheio:

  • 1/3 de chávena de Açúcar Mascavado
  • 1 colher de chá de Canela
  • 1/3 de chávena de Frutos secos picados (usamos nozes)

Para Finalizar:

  • 1 colher de sopa de Margarina derretida 
  • 2 colheres de sopa de Açúcar em Pó + Água 


Preparação:

Para o recheio:

Numa taça misturar o açúcar mascavado, a canela e os frutos secos. Reservar.

Para a massa:

Numa pequena taça misturar o leite, o fermento e uma colher de chá de açúcar. Deixar o fermento activar durante cerca de 10 a 15 minutos, até se formar uma espuma. De seguida adicionar a margarina a esta mistura.
Numa taça com as farinhas, o sal e o restante açúcar, adicionar o preparado do fermento, misturar bem com uma colher de pau e, quando o liquido estiver todo incorporado, transferir para uma superfície lisa e amassar bem até obter uma bola de massa suave. Deve amassar durante cerca de 10 minutos. Caso necessite de mais liquido adicione agua morna aos poucos. 
Cobrir e deixar levedar até duplicar de tamanho, durante cerca de 30 minutos.

Findo este tempo estender a massa numa superfície enfarinhada dando-lhe a forma de um rectângulo com cerca de meio centímetro de espessura e espalhar uniformemente o recheio. Enrolar, começando a partir da parte mais larga do rectângulo, até se obter algo que se assemelha a uma torta.
Corte o rolo em fatias de 1 centímetro e disponha-as, ligeiramente afastadas umas da outras, num tabuleiro untado. Cubra e deixe repousar.

Após 30 minutos a repousar, pincele a parte superior dos caracóis com um pouco de margarida derretida e leve a cozer a 180ºC, no forno pré aquecido, durante 15 a 20 minutos ou ate estarem dourados.

Entretanto misture o açúcar em pó com um pouco de água (vá adicionando aos poucos pois precisara mesmo de pouca água) até obter uma mistura liquida.  Quando estiverem cozidos, retire do forno, verta sobre eles o glacé e deixe amornar antes de servir.

Fonte: http://www.ifood.tv/recipe/cinnamon-rolls-13 (adaptado)

4 comentários:

Anónimo disse...

Estão tão lindos!!
E bem mais saudáveis como se pretende.sigo o blog a algum tempo.
Gosto muito

Unknown disse...

Muito obrigada :)
Eu sei que parecem um bocado chatos de fazer porque são uma receita um pouco demorada mas a maior parte do tempo que esta receita demora é de espera por isso podemos fazer outras coisas. Têm que experimentar :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá
Já fiz esta maravilha, realmente vale mesmo a pena o tempo que demora :)

Gostamos todos cá de casa!
Força para continuarem

Unknown disse...

Olá :)
Muito obrigada, são os comentários como o seu, das pessoas que experimentam as nossas receitas, que nos dão mais animo para continuar a partilhar receitas.
Mais uma vez muito obrigada, fico feliz que a sua familia tenha gostado.
Em relação ao tempo que demoram, realmente é um bocado chato, pelos vistos pode-se preparar uma quantidade maior (por exemplo o dobro da receita) e dividir em dois tabuleiros, depois de levedar a ultima vez, antes de ir para o forno pode-se congelar um deles e cozinhar o outro. Depois, é só tirar do congelador, deixar descongelar e levar ao forno. Ainda não experimentei, por isso não sei se realmente vale a pena, mas estou tentada a ver se resulta, assim fazemos render mais um tempo.
Quando experimentar faço uma actualização da receita a contar se correu bem. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...