quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Tortilhas Integrais

Para quê comprar embalagens de tortilhas cheias de conservantes e produtos esquisitos?
Temos noção que é bastante mais rápido (as vezes também sucumbimos à falta de tempo e também compramos) mas com esta receita já podem fazer as vossas tortilhas bem mais saudáveis e bem mais baratas.
Todos os legumes, sementes e grãos possuem ácido fítico um anti-nutriente que serve para evitar que as sementes germinem enquanto as condições adequadas não estiverem reunidas e que desaparece ao ser demolhado, por isso é que estes alimentos devem sempre ser demolhados correctamente antes de serem consumidos. Em relação às farinhas este processo é mais complicado, uma vez que em Portugal, ainda não existem farinhas feitas com grãos previamente demolhados e germinados, por isso, esta receita permite ultrapassar essa situação com o facto de a farinha ficar a "demolhar" durante 12-24h, tornando assim as tortilhas mais faceis de digerir. Ficam também muito mais fáceis de estender e muito mais leves.
Se estiverem a pensar não é muito pratico terem de esperar tantas horas para fazer as vossas tortilhas lembrem-se que podem fazer a massa de manha e cozerem as tortilhas para o jantar ou fazerem a massa à noite e fazerem as tortilhas no dia seguinte. É só uma questão de organização. :)
Podem também fazer com farinha de trigo refinada mas lembrem-se que é preciso ajustar a quantidade de água (que será muito menor).



Ingredientes:
(8 tortilhas)
  • 2 chávenas de Farinha de Trigo Integral
  • 1/4 de chávena de Azeite
  • 1 colher de sopa de sumo de Limão ou Vinagre de Cidra
  • 3/4 de chávena de Água
  • Amido de milho para estender

Preparação: 
Numa taça, misturar a farinha e o azeite com um garfo ou com os dedos até obter uma consistência parecida com areia grossa. De seguida adicionar o sumo de limão/vinagre de cidra e a água, misturar bem até fazer uma bola (talvez seja necessário ajustar a água, por isso vá adicionando aos poucos, a quantidade de água vai variar consoante a farinha, a humidade do ar, a altitude, etc...). Tapar com película aderente e deixar descansar fora do frigorífico durante 12-24h. Após este período, amassar durante uns segundos e  dividir a massa em 8 partes. 
Estender com o rolo da massa numa superfície polvilhada com amido de milho e cozinhar numa frigideira sem óleo, aquecida numa temperatura média, durante 30-40 segundos de cada lado. 
Podem ser congeladas mas também podem ser guardadas uns dias no frigorífico, dentro de um saco  ou tupperware fechados. 

*Não usamos sal pois não achamos que haja necessidade, as tortilhas assim já são saborosas mas se quiserem colocar sal façam-no depois do período de descanso e antes de estender. Amassem levemente apenas para incorporar o sal. 

Fonte: http://www.weedemandreap.com/homemade-soaked-tortillas-to-blow-your-mind/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...