segunda-feira, 2 de julho de 2012

Panquecas de Aveia e Maçã


Ingredientes:
(8 panquecas)

  • 2 Ovos
  • 500ml de Leite
  • 1 e 1/2 chávenas de Flocos de Aveia
  • 1 chávena de Farinha (usei com fermento)
  • 2 colheres de sopa de Açúcar Amarelo
  • 1/2 colher de sopa de Canela
  • 1 Maçã ralada (usei com casca)

Preparação:

Misturar os ingredientes secos: a farinha, os flocos de aveia, o açúcar, a canela e misturar bem. Depois adicionar os ovos e o leite e mexer ate ficar tudo muito bem incorporado. Por ultimo, juntar a maça ralada e mexer bem. Deixar descansar tapado no frigorífico durante 30 minutos. (Este passo é importante pois os flocos precisam de absorver os outros ingredientes) 

Depois, usem a vossa técnica para fazer as panquecas, eu como não tenho nenhuma, fiz assim...

Numa tigela pequena deitar um pouco de óleo e reservar, esse óleo vai ser usado para untar o tacho, eu faço da seguinte maneira: molho um guardanapo no óleo e passo o guardanapo no tacho antes de deitar lá a massa.
Aquecer uma frigideira anti aderente, untar como expliquei em cima e deixar aquecer bem, quando estiver bem quente deita-se a massa no tacho, deixar cozer até aparecerem bolinhas na superfície e depois virar com ajuda da espátula e deixar cozer do outro lado 1 a 2 minutos. Repetir o mesmo procedimento com as panquecas seguintes sem nunca deixar de untar a forma antes de deitar a massa no tacho.
Nós servimos com iogurte grego natural açucarado mas usem a vossa imaginação e partilhem connosco com o que acompanharam. :)


Fonte
http://acozinhadafamiliaantunes.blogspot.pt/2011/08/panquecas-de-maca-e-aveia-para-um-doce.html  (adaptado)

5 comentários:

Entre Tralhas e Panelas disse...

Olá...adorei o teu blog, vi a tua receita no petit chef e vim "cuscar" o teu cantinho...pois era algo do que eu procurava. Não sou vegetariana (ovo-lacto etc...) AINDA...mas por questões de saúde...deve ser uma possibilidade em breve...não sei...não quero que seja radical.

Desculpa a pergunta como foi a tua mudança de alimentação ou transição?

Beijinhos
Elisabete Cruz
http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

Unknown disse...

Olá Elisabete :)

Obrigada por nos visitares. O petitchef é realmente o maior embaixador dos blogs menos conhecidos.
A minha transição para a alimentação vegetariana foi completamente ocasional. Comecei a comer maioritariamente vegetariano em casa (apesar de as vezes comermos peixe) porque o meu namorado já há algum tempo que tinha deixado de comer carne,por isso, eu raramente comia carne apenas comia quando ia a casa dos meus pais ou quando jantava fora, depois deixei mesmo de comer carne(pensei...se muito raramente como porque não deixar de comer definitivamente?)
Há cerca de 6 meses deixamos de comer peixe, em casa já não costumávamos comer. era só mesmo quando jantávamos em casa de alguém, por isso a mudança impôs-se naturalmente e fomos também gradualmente deixando de comer peixe até nos tornarmos ovo-lacto-vegetarianos.
Acho que é algo que deve acontecer gradualmente, ao ritmo de cada pessoa e talvez seja mais fácil se ao longo do processo as pessoas variarem entre refeições de carne, de peixe e vegetarianas para depois irem reduzindo na carne e depois no peixe até se tornarem vegetarianas. Para quem gosta de cozinhar,as receitas vegetarianas são muito interessantes porque ao experimentar receitas novas ou adaptar as receitas antigas divertimo-nos imenso.
Espero que o meu rápido testemunho seja útil.
Beijinhos :)

Entre Tralhas e Panelas disse...

Obrigada pela resposta...sim acredito que vai sendo gradualmente...passa no meu cantinho :)

Beijinhos
Elisabete Cruz
http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

Joana Amaral disse...

Olá!
Já tinha descoberto este cantinho e senti-me muito satisfeita com o que vi. Esta receita é uma delícia, já tomei a liberdade de a retirar para brevemente fazer um pequeno almoço diferente.
Abraços!

Unknown disse...

Olá J :)
Obrigada, ficamos sempre felizes quando alguém gosta das nossas receitas e comenta aqui no blog.
Vais ver que são deliciosas, não de vais arrepender :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...